Sete Lagoas celebra o Dia do Surdo com mobilização e eventos especiais em setembro

No dia 26 de setembro, é comemorado o Dia Nacional do Surdo, uma data de grande importância para a comunidade surda brasileira. A celebração foi escolhida para lembrar a criação da primeira escola para surdos no Rio de Janeiro, marcando um momento histórico de inclusão e conquistas para essa comunidade.

Um dos objetivos do encontro é aumentar a visibilidade da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Durante todo o mês de setembro, a comunidade surda promove uma série de eventos para celebrar suas vitórias e aumentar a visibilidade da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Em Sete Lagoas, a Associação de Surdos de Sete Lagoas (ASSEL) está à frente das ações, proporcionando uma oportunidade para que a sociedade conheça melhor a cultura e os desafios enfrentados pelas pessoas surdas.

No próximo sábado, dia 21 de setembro, será realizada uma grande *mobilização pela visibilidade da Libras, a partir das 19 horas, na Feirinha da Lagoa Paulinho (Centro). O evento contará com a participação especial do *Bloco Axé Saudade, que reforça uma parceria importante com a ASSEL.

Segundo o presidente da ASSEL, Adailton Costa, a parceria com o bloco é significativa, já que “os surdos adoram música e sentem a vibração do som”. Ele ressalta que a música é uma forma de conexão, mesmo para quem não ouve.

A mobilização promete ser um momento de muita emoção e conscientização, destacando o lema: “As mãos rompem o silêncio e fazem a comunicação de quem não ouve, mas vê, sente e se emociona.”

Serviço:

  • Mobilização pela visibilidade da Libras
  • Data: 21 de setembro (sábado)
  • Horário: 19h
  • Local: Feirinha da Lagoa Paulino (Centro)
  • Participação: Bloco Axé Saudade