Instagram cria ‘Conta de Adolescente’ com novas regras para menores de 16 anos a partir de 2025

A partir de 2025, adolescentes com menos de 16 anos precisarão da autorização dos pais para alterar configurações no Instagram, como parte de um novo conjunto de recursos que visa aumentar o controle parental sobre o uso da rede social. A função, chamada “Conta de Adolescente”, limitará o envio de mensagens diretas, a exibição de notificações noturnas e o acesso a conteúdos sensíveis.

Essas mudanças serão implementadas primeiro nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália ainda este ano, enquanto no Brasil e em outros países da América Latina, estarão disponíveis apenas em janeiro de 2025. O objetivo da Meta, dona do Instagram, é garantir que pais e responsáveis possam monitorar e gerenciar o uso da plataforma por seus filhos.

Entre as novidades, adolescentes terão contas privadas, poderão receber mensagens diretas apenas de pessoas que já os seguem e terão limitações no tempo de uso diário, com um lembrete para sair do Instagram após 60 minutos. Além disso, as notificações serão silenciadas entre 22h e 7h, e a exibição de conteúdos sensíveis será restrita.

Essas funções poderão ser controladas remotamente pelos pais, sem a necessidade de acesso ao dispositivo do adolescente. A Meta também anunciou que está desenvolvendo tecnologias para confirmar a idade dos usuários, prevenindo que menores mintam sobre sua data de nascimento ao criar contas.