Macaé Evaristo, ex-vereadora de BH e atual deputada estadual, é a nova Ministra dos Direitos Humanos

A deputada estadual pelo PT em Minas Gerais, Macaé Evaristo – Sarah Torres/ALMG

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou hoje (9) a deputada estadual de Minas Gerais, Macaé Evaristo (PT), como a nova ministra dos Direitos Humanos. Macaé assume o cargo em substituição ao advogado Silvio Almeida, que foi demitido na última sexta-feira (6) devido a acusações de assédio sexual.

A escolha de Macaé foi formalizada em reunião com o presidente em Brasília, como antecipado pela Itatiaia. A decisão atende ao desejo de Lula de nomear uma mulher negra para o cargo e é bem recebida pela ala mineira do PT, que ainda não contava com um representante na Esplanada dos Ministérios, apesar de ter a segunda maior bancada do partido na Câmara dos Deputados.

Com a nomeação de Macaé, o PT agora comandará 11 ministérios, e ela será a décima mulher a integrar o alto escalão do governo.

Quem é Macaé Evaristo?

Natural de São Gonçalo do Pará, no Centro-Oeste mineiro, Macaé Maria Evaristo dos Santos, de 59 anos, é formada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Professora desde os 19 anos, Macaé foi a primeira mulher negra a assumir os cargos de secretária de Educação de Belo Horizonte (2005-2012) e de secretária de Educação do estado de Minas Gerais (2015-2018). Entre 2013 e 2014, foi secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão no Ministério da Educação (MEC) durante o governo Dilma Rousseff.

Em 2020, Macaé Evaristo foi eleita vereadora de Belo Horizonte e, em 2022, conquistou uma vaga como deputada estadual de Minas Gerais, recebendo 50.416 votos.

Com Itatiaia e Agência Brasil