3º Mutirão de Empregos na Câmara Municipal ofereceu cerca 800 vagas de trabalho e estágio

Foi a última oportunidade do ano para que os candidatos entrem em 2025 com o pé direito

O 3º Mutirão de Empregos de Sete Lagoas, uma parceria entre a Prefeitura de Sete Lagoas, a Câmara Municipal e a Associação CriaRH, grupo de profissionais de recursos humanos da cidade, levou 12 empresas e quase 800 vagas para o saguão da Casa Legislativa nesta quarta e quinta, dias 4 e 5 de dezembro.

Um sistema de senhas agilizou as entrevistas e alunos do curso de Enfermagem da Escola Técnica Municipal mediram a pressão e a glicose dos candidatos. Para o coordenador do Centro de Apoio ao Cidadão (CAC) da Câmara Municipal, José Márcio, um novo emprego é mais que um presente de Natal. “Por essa proximidade de Natal, esse mutirão é um pouco diferente. Desejo que todas as vagas sejam preenchidas. Seria um presente para essas pessoas que provavelmente poderão ajudar um jovem, um avô, uma avó, alguém que esteja precisando de um emprego”, avalia.

Pra quem contrata, é uma oportunidade de avaliar vários candidatos de forma mais ágil. “As pessoas querem trabalhar e as empresas precisam de colaboradores. É uma oportunidade que temos de nos conectar com esses candidatos e eles terem acesso mais fácil a várias empresas em um mesmo lugar”, avalia a recrutadora Ana Célia, da Âncora Consultoria e co-fundadora da Associação CriaRH, grupo de profissionais de Recursos Humanos da cidade. “É um apoio muito grande para as empresas, para que dêem oportunidade de fazer várias entrevistas para que os candidatos possam virar o ano já com a carteira assinada”, afirma Emanuelle Félix, recrutadora da Proativa Contact Center.

Inclusive para quem dá oportunidade a quem é jovem, sem nenhuma experiência profissional, como é o caso do Centro de Integração Empresa-Escola, o CIEE-MG, que participou do evento pela terceira vez. “A gente vem trabalhando para dar oportunidades aos jovens de 14 aos 23 anos para serem inseridos no mercado de trabalho de uma forma correta, beneficiando os candidatos e as empresas também. Está muito bem organizado, mais uma vez”, explicou Juliane Goulart, do CIEE/MG.

Já para quem está em busca de uma recolocação profissional, é a possibilidade de se candidatar a vários cargos de uma só vez. “Eu fiz entrevistas na Trevo, na Âncora e no CIEE. Foi bom. Bem dinâmico. A expectativa agora é ser chamada, conseguir uma vaga e começar 2025 empregada”, espera a estudante de Psicologia Nayani Nogueira.

Pela Prefeitura, passaram pelo mutirão o secretário de Desenvolvimento Econômico, o vice-prefeito e o prefeito. “Agradecemos a participação de todos e que comecemos uma vida nova em 2025. Sete Lagoas gerou mais de 18 mil empregos diretos com carteira assinada, segundo o Caged, nos últimos quatro anos. E fechamos o ano com chave de ouro com a realização desse mutirão e suas mais de 770 vagas ofertadas”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Edmundo Diniz.

“É uma oportunidade de facilitar quem quer arrumar emprego. A pessoa leva currículo pra tudo que é lugar e não sabe aonde ir. Aqui estamos filtrando para um novo emprego mais rápido. É um sucesso”, comentou o vice-prefeito, Dr. Euro de Andrade. O prefeito Duílio de Castro fez questão de visitar cada stand e conversar com alguns candidatos. “Aqui são quase 800 vagas de 12 empresas com centenas de oportunidades que vão de faxineira a gerente de supermercado. Estamos trabalhando muito para que essas pessoas possam começar o ano novo com vida nova”, completou o prefeito. Durante os próximos dias, as empresas seguirão analisando os currículos e fazendo contatos com os candidatos. É a chance de começar 2025 com o pé direito.

Empresas participantes
Proativa Contact Center, Vibra Foods, Shield Telecom, Multitécnica, Âncora Consultoria, Trevo Lácteos, Múltipla Consultoria RH, Hospital Nossa Senhora das Graças, Supermercado Santo Antônio, Mc Donald’s, Clial Consultoria em Recursos Humanos e CIEE/MG (estágios). Participação especial da Escola Técnica Municipal.