domingo, 8 de setembro de 2024

36ª Semana Rosiana começa no dia 7 de Julho em Cordisburgo

De 7 a 14 de julho, Cordisburgo celebra a 36ª edição da Semana Rosiana, homenageando o escritor Guimarães Rosa. Durante esse período, a pequena cidade de 8 mil habitantes na região central de Minas Gerais se transforma em um ponto de encontro para admiradores da obra de Rosa, conhecidos como rosianos.

Participantes e atividades

Entre os entusiastas que participarão do evento estão a jornalista Regina Pereira, a professora Christina Cruz e a farmacêutica Daniella Guimarães de Araújo. Regina, que participou da Semana Rosiana pela primeira vez em 2006, é uma das coordenadoras da Oficina de Leitura Guimarães Rosa da USP e roteirista do curta-documentário “A Casa da Palavra”, em produção para celebrar os 50 anos do Museu Casa Guimarães Rosa.

Daniella Guimarães, que participa do evento desde 2017, ministrará a oficina “Escrever a Cultura: Do Esquecimento ao Pertencimento”, centrada nos 50 anos do Museu Casa Guimarães Rosa e na importância da memória. Christina Cruz, que viaja do Rio de Janeiro, integra a roda de leitura online “Rosa da Palavra” e destaca a criação de fortes laços entre turistas e moradores durante a Semana Rosiana.

Sentimento Rosiano

José Osvaldo dos Santos, o Brasinha, um personagem emblemático de Cordisburgo, expressa a emoção e o encantamento que a Semana Rosiana traz para a cidade. “Fico muito emocionado e sensibilizado com o que acontece. Acaba que todos são conterrâneos de Guimarães Rosa porque o sertão é do tamanho do mundo”, reflete Brasinha.

Programação

A 36ª Semana Rosiana inclui palestras, mesas-redondas, oficinas, exibição de filmes, lançamento de livro, saraus, apresentações musicais e teatrais, exposições, feira gastronômica sertaneja, narrações do Grupo Miguilim e caminhadas eco-literárias.

A programação começa com a inauguração da Casa de Leitura João da Cunha no dia 7/7, às 16h, e termina no dia 14/7 com um show do cantor e compositor Renato Teixeira, às 20h, em frente ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

50 anos do Museu Casa Guimarães Rosa
Cordisburgo-MG

07 A 14 de JULHO DE 2024

07/07 – DOMINGO

  • 16h – Inauguração da Casa de Leitura João da Cunha
    Local: Rua Padre João, 610, Centro
  • 19h – Missa em memória a João Guimarães Rosa e aos acadêmicos falecidos
    Local: Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus

08/07 – SEGUNDA-FEIRA

  • 07h30min – Caminhada Literária Urbana com o Grupo Caminhos do Sertão com participação dos alunos das Escolas Estaduais “Cláudio Pinheiro de Lima”, “Mestre Candinho” e “Professor Anísio Teixeira”.
    Tema: “João, um menino do sertão, um escritor do tão ser…”
    Sinopse: Uma caminhada literária pelas ruas de Cordisburgo, onde serão narrados textos que falam de Guimarães Rosa criança, quando ainda morava na Casa que se tornou o Museu e textos que falam de João escritor sob o olhar de outros autores.
    Local: Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus
  • 18h – Cortejo das bandeiras de Santo Antônio, São João e São Pedro com a participação da Guarda União do Rosário de Maria e Terço dos Homens.
    Local: Em frente à Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus
  • 19h – Hasteamento das bandeiras de Santo Antônio, São João e São Pedro
    Local: Em frente ao Museu Casa Guimarães Rosa
  • 20h – Solenidade de Abertura da 36º Semana Rosiana com apresentação do Grupo Miguilim e Banda de Música Vitalina Corrêa
  • 20h30min – Abertura da Exposição “Museu Casa Guimarães Rosa: Meio Século de Encanto”
    Curadoria: Anna Carolina Oliveira, Blenda Nirvana de Almeida Carvalho, Deise Joana Tomé da Silveira, lolanda Soares, Júlia Isadora Avelar, Sâmela Campos Miranda Alves Andrade, Sofia Andrade, Stella de Figueiredo Silveira
    Local: Museu Casa Guimarães Rosa

09/07 – TERÇA-FEIRA

  • 09h45min – Narração de Estória pelo Grupo Miguilim
  • 10h – Palestra: “O poder da narrativa na construção do destino turístico”.
    Palestrante: Sílvia Quinteiro (Ph.D. em Literatura Comparada). Professora Coordenadora na Universidade do Algarve, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo.
    Mediação: Diomira Faria
    Local: CAT (Centro de Atendimento ao Turista)
  • 14h – Roda de Leitura do IEB/USP
    Texto: “De stella et adventu magorum” do livro Ave, Palavra de Guimarães Rosa.
    Local: Museu Casa Guimarães Rosa
  • 15h – Exibição do Filme: “Gerais da Pedra.”
    Direção: 
    Diego Zanotti, Gabriel Oliveira, Paulo Junior
    Produção executiva: Tatiana Mitre Fotografia: Diego Zanotti Som direto: Paulo Junior Argumento: Gabriel Oliveira Roteiro de montagem: Ana Carolina Soares Montagem: Fabian Remy Música original: Paulim Sartori Desenho sonoro e mixagem: Vitor Coroa Produção: A Itinerante Filmes Coprodução: Amarillo Produções Audiovisuais
    Sinopse: Gerais da Pedra cruza as histórias do povo geraizeiro com o rastro de Diadorim, personagem do sertão mineiro de Guimarães Rosa. O mito literário, a realidade inspiradora e a vida mediada pela reverberação ficcional. Um filme sobre encantamento.
    Local: CAT (Centro de Atendimento ao Turista)


    Noite Cultural
  • 19h – Sarau Poético da Academia Cordisburguense de Letras
    Local: Museu Casa Guimarães Rosa
  • 20h – Lançamento do Livro “Outros Sertões”
    Sinopse: coletânea de textos de escritores mineiros moradores dos municípios que integram os Circuitos turísticos Guimarães Rosa, Grutas e Lago de Três Marias sendo estes responsáveis pelo “Projeto 70 anos de Rosa no Caminho da Boiada”. O lançamento da obra literária finaliza as atividades do projeto executado durante o ano de 2025 nos municípios de Cordisburgo, Araçaí, Curvelo, Corinto, Morro da Garça e Três Marias. O projeto 70 anos de Rosa no Caminho da Boiada e a publicação literária foram executados com recursos da Lei Estadual de Incentivo a Cultura e patrocínio da CEMIG. Haverá a distribuição gratuita de 100 exemplares do livro.
    Local: Museu Casa Guimarães Rosa

10/07 – QUARTA-FEIRA

  • 09h – Narração de Estória pelo Grupo Miguilim
  • 09h15min – Palestra: “Museu, memória e literatura na obra de Guimarães Rosa.”
    Palestrante: Professor Luiz Cláudio – membro efetivo da Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa
    Mediação: Sr. Raimundo Alves – Presidente da ACLGR
    Local: CAT (Centro de Atendimento ao Turista)
  • 14h – Chá Rosiano
    Local: Escola Estadual “Mestre Candinho” (Endereço: Rua São José, 1032, Centro)

Noite Cultural

  • 18h30min – Feira gastronômica sertaneja
    Local: ao lado do CAT (Centro de Atendimento ao Turista)
  • 18h30min – Narração de Estória com o Grupo Miguilim
    Título: “O Primeiro Encontro”
    Sinopse: O encontro de dois meninos na beira do rio de-Janeiro e a emblemática travessia do São Francisco empreendida por eles em uma ‘canoinha de nada’ – uma inesquecível experiência envolvendo medo, coragem e transformação, e que sela a aurora de um grande amor. (Grande sertão: veredas).
    Narração: Ana Clara, Ana Beatriz, Bernardo, Bianca, Cauã, Davi, Heitor, Júlia Fernanda, Júlia Sousa, Juliane, Maísa, Maitê, Matheus, Rafael e Sofia. (Grupo Miguilim).
    Música: Primeiro Encontro – Jean Garfunkel
    Recorte; montagem de texto e direção: Elisa Almeida
    Local: Museu Casa Guimarães Rosa
  • 20h30min – Narração de Estória com Elisa e Myllena Bolina
    Título: “Riobaldo: das letras à luta.”
    Sinopse: Com a morte da mãe, a vida de Riobaldo muda para uma segunda parte: vai morar com o padrinho Selorico Mendes, aprende a atirar, frequenta Escola no Curralinho, faz suas outras descobertas e é iniciado nas bandalheiras do amor por Rosa’uarda. Se dá tão bem na Escola que até vira professor… professor de quem? Daquele que o inicia na jagunçagem.
    Narração: Elisa Almeida e Myllena Bolina
    Recorte de texto: Elisa Almeida
    Direção cênica e figurino: Cida Falabella
    Local: Casa de Leitura João da Cunha

11/07 – QUINTA-FEIRA

  • 09h – Narração de Estória pelo Grupo Miguilim
    Local: Museu Casa Guimarães Rosa
  • 09h15min – Rodas de Conversas
    1- Roda de conversa: uma visão institucionalizada sobre o Museu Casa Guimarães Rosa
    2- Roda de Conversa: percepções afetivas da trajetória do Museu Casa Guimarães Rosa
    Sinopse: no primeiro momento teremos a participação de convidados que tiveram uma trajetória institucional desde a criação do MCGR. Posteriormente, os convidados serão pessoas que possuem relações afetivas com o Museu.
    Local: Museu Casa Guimarães Rosa
  • 13h30min – Exibição do filme-documentário “O Amanhã Não tem Fim.”
    Sinopse: O Filme-documentário que narra, nos entremeios de lugares, de memórias e de depoimentos, a trajetória dos quinze anos da Catapoesia Editora Cartonera por meio de recortes na cidade de Cordisburgo, nas comunidades tradicionais do Espinho, do Riacho dos Ventos e da Terra Indigena Xakriabá, explicitando a metodologia de trabalho, a itinerância, a poesia e o afeto envolvendo todo o processo de trabalho.
    Direção: Thiago Altafini Roteiro: Sol Barreto e Antônio Chapéu Duração: 56 minutos
    Local: Museu Casa Guimarães Rosa
  • 14h30min – Lançamento do livro “Kianga”
    Autoria: Coletivo Quiabo-da- Lapa
    Organização: Sol Barreto
    Sinopse: Kianga vive na montanha, no quilombo do Dumbá, local místico-sagrado protegido por curiandamba. É ‘luz do sol’ e se multiplica em muitas para ajudar seu amigo, muriquinho piquininu. Um dia, ela vai, com sua escola, visitar o Museu Casa Guimarães Rosa e fica encantada ao reconhecer nele parte do que vive em sua comunidade.
    Local: Museu Casa Guimarães Rosa
  • 16h30min – “Outono” – Cena breve com Cida Falabella
    Direção: Cris Tolentino
    Sinopse: “Outono” traz a trajetória de uma mulher de cabelos brancos, que tece passagens de sua vida e de outras mulheres sobre o envelhecer. Reflexões, perguntas, imagens poéticas, vozes do passado e do presente, desvelam possíveis caminhos dessa jornada. Recomendado para maiores de 14 anos.
    Local: Museu Casa Guimarães Rosa


Noite Cultural

  • 18h – Feira gastronômica sertaneja
    Local: ao lado do CAT (Centro de Atendimento ao Turista)
  • 18h – Narração de Estória com o Grupo Miguilim
    Título: “O Primeiro Encontro”
    Sinopse: O encontro de dois meninos na beira do rio de-Janeiro e a emblemática travessia do São Francisco empreendida por eles em uma ‘canoinha de nada’ – uma inesquecível experiência envolvendo medo, coragem e transformação, e que sela a aurora de um grande amor. (Grande sertão: veredas)
    Narração: Ana Clara, Ana Beatriz, Bernardo, Bianca, Cauã, Davi, Heitor, Júlia Fernanda, Júlia Sousa, Juliane, Maísa, Maitê, Matheus, Rafael e Sofia. (Grupo Miguilim)
    Música: Primeiro Encontro – Jean Garfunkel
    Recorte; montagem de texto e direção: Elisa Almeida
    Local: Museu Casa Guimarães Rosa
  • 19h30min – Narração de Estória com o Grupo Miguilim
    Tema: “Andanças de Riobaldo” – textos do livro Grande Sertão: veredas.
    Sinopse: Aventuras e desventuras de Riobaldo nos caminhos do Sertão.
    Narração: Lorena Soares, Nathan Augusto, Maria Eduarda Mingote, Maria Antônia Rodrigues, Saulo André, Brenda Kamilly, Isabela Moreira, Ana Sophia Barbosa, Ana Livia Costa, Larissa Gonçalves, Sophia Goulart, Yasmim Emanuelle, Alice Rocha.
    Recorte/montagem de textos e direção: Dôra Guimarães
    Local: Museu Casa Guimarães Rosa
  • 20h30min – Narração de Estória com Elisa e Myllena Bolina
    Título: “Riobaldo: das letras à luta.”
    Sinopse: Com a morte da mãe, a vida de Riobaldo muda para uma segunda parte: vai morar com o padrinho Selorico Mendes, aprende a atirar, frequenta Escola no Curralinho, faz suas outras descobertas e é iniciado nas bandalheiras do amor por Rosa’uarda. Se dá tão bem na Escola que até vira professor.. professor de quem? Daquele que o inicia na jagunçagem.
    Narração: Elisa Almeida e Myllena Bolina
    Recorte de texto: Elisa Almeida
    Direção cênica e figurino: Cida Falabella
    Local: Casa de Leitura João da Cunha

12/07 – SEXTA-FEIRA

  • 09h – Exibição de filmes de curta, média duração e vídeo clips produzidos por artistas de Cordisburgo através da Lei Paulo Gustavo.
    Local: CAT (Centro de Atendimento ao Turista)
  • 14h30min – “Cortejo em Comemoração aos 50 anos do Museu Casa Guimarães Rosa”
    Participações: Escola Municipal “Octacílio Negrão de Lima”; E.E. “Cláudio Pinheiro de Lima”; E.E. “Mestre Candinho”; E.E. “Professor Anísio Teixeira”; Grupo Estrelas do Sertão da AAMCGR.
    Todos estão convidados para participarem do Cortejo.
    Local de Concentração: Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus


Noite Cultural

  • 18h – Sessão Solene da Câmara Municipal de Cordisburgo para outorga das Medalhas João Guimarães Rosa
    Local: CAT (Centro de Atendimento ao Turista)
  • 18h30min – Feira gastronômica sertaneja
    Local: ao lado do CAT (Centro de Atendimento ao Turista)
  • 18h30min – Narração de Estória com o Grupo Miguilim
    Título: “O Primeiro Encontro”
    Sinopse: O encontro de dois meninos na beira do rio de-Janeiro e a emblemática travessia do São Francisco empreendida por eles em uma ‘canoinha de nada’ – uma inesquecível experiência envolvendo medo, coragem e transformação, e que sela a aurora de um grande amor. (Grande sertão: veredas).
    Narração: Ana Clara, Ana Beatriz, Bernardo, Bianca, Cauã, Davi, Heitor, Júlia Fernanda, Júlia Sousa, Juliane, Maísa, Maitê, Matheus, Rafael e Sofia. (Grupo Miguilim).
    Música: Primeiro Encontro – Jean Garfunkel
    Recorte; montagem de texto e direção: Elisa Almeida
    Local: Museu Casa Guimarães Rosa
  • 20h – Apresentação do monólogo “A Terceira Margem do Rio.”
    Texto: João Guimarães Rosa
    Atuação e Direção: Gonzaga Pedrosa
    Sinopse: Um homem em busca de redenção. Um corpo-em-performance. Um lugar simbólico. Um encontro de três margens em que a psique humana, a poética da gestualidade e o rigor da palavra atravessam a literatura-memória, a música-tempo-rio e o teatro-metáfora por onde o narrador, filho-pai-canoa, navega.
    Duração: 45 minutos. Recomendado para maiores de 12 anos
    Local: Museu Casa Guimarães Rosa
  • 20h30min – Narração de Estória com Elisa e Myllena Bolina
    Título: “Riobaldo: das letras à luta.”
    Sinopse: Com a morte da mãe, a vida de Riobaldo muda para uma segunda parte: vai morar com o padrinho Selorico Mendes, aprende a atirar, frequenta Escola no Curralinho, faz suas outras descobertas e é iniciado nas bandalheiras do amor por Rosa’uarda. Se dá tão bem na Escola que até vira professor… professor de quem? Daquele que o inicia na jagunçagem.
    Narração: Elisa Almeida e Myllena Bolina
    Recorte de texto: Elisa Almeida
    Direção cênica e figurino: Cida Falabella
    Local: Casa de Leitura João da Cunha
  • 21h30min – Seresta com o “Grupo Lua, Flor e Sertão”
    Realização: Prefeitura Municipal de Cordisburgo e Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Cordisburgo.
    Local: em frente ao CAT (Centro de Atendimento ao Turista)
  • 22h30min – Show Musical
    Realização: Prefeitura Municipal de Cordisburgo e Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Cordisburgo.
    Local: em frente ao CAT (Centro de Atendimento ao Turista)

13/07 – SÁBADO

  • 07h – Café Sertanejo
    Local: Restaurante Sarapalha
  • 08h – Caminhada Eco-literária: “As crendices do sertão.”
    Sinopse: A caminhada abordará trechos da obra de Guimarães Rosa que trazem as crendices populares do povo mineiro e como alguns personagens da obra se comportam diante do medo em diferentes situações.
    Realização: Grupo Caminhos do Sertão
    Valor da Inscrição: R$100,00 Número de Vagas: 150 pessoas
    Informações: Brasinha (31) 99266-3360 / Fábio (31) 99288-3202
    E-mail: fabiocordis@hotmail.com


Noite Cultural

  • 18h – Sessão Solene da Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa, com a posse de novos acadêmicos Dr. Paulo Roberto Savassi Rocha e Sônia Soares Costa. Diplomação de Sócio Benemérito Dr. Affonso Franco Filho.
    Local: CAT (Centro de Atendimento ao Turista)
  • 18h30min – Feira gastronômica sertaneja
    Local: ao lado do CAT (Centro de Atendimento ao Turista)
  • 20h – Show com o Grupo “Manacá da Serra”
    Realização: Prefeitura Municipal de Cordisburgo e Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Cordisburgo.
    Local: em frente ao CAT (Centro de Atendimento ao Turista)
  • 22h – Show Musical
    Realização: Prefeitura Municipal de Cordisburgo e Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Cordisburgo.
    Local: em frente ao CAT (Centro de Atendimento ao Turista)

14/07 – DOMINGO

  • 18h – Show com artistas de Cordisburgo
    Realização: Prefeitura Municipal de Cordisburgo e Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Cordisburgo.
    Local: em frente ao CAT (Centro de Atendimento ao Turista)
  • 20h – Show com Renato Teixeira
    Realização: Prefeitura Municipal de Cordisburgo e Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Cordisburgo.
    Local: em frente ao CAT (Centro de Atendimento ao Turista)
  • OFICINAS
  • Data: 08 e 09/07
    13h às 15h: Oficina de Bordado com o Grupo Estrelas do Sertão
    Vagas limitadas. Informações: (31) 99372-1929
    Local: Associação dos Amigos do Museu Casa Guimarães Rosa

Data: 09 a 11/07
Intervenção Artística: Oficina de Bordado “Museu Vivo.”
Sinopse:
 Em comemoração aos 50 anos do Museu Casa Guimarães Rosa, o Instituto Páramo fará uma intervenção artística utilizando o desenho da artista Andrea Maria Silveira Spares. A proposta é realizar um bordado coletivo da fachada do Museu e registrar histórias, impressões e experiências sobre esse patrimônio cultural da cidade de Cordisburgo. Os/as participantes poderão bordar o painel, escrever ou desenhar suas vivências.
Coordenação: Beth Ziani – Instituto Páramo
Horário: 14h às 17h Participantes: público em geral
Local: Museu Casa Guimarães Rosa

Data: 10 e 11/07
13h30min: “Oficina de Escrita Poética”
Título: Escrever a Cultura:do esquecimento ao pertencimento.
Oficineira:
 Daniella Guimarães de Araújo
Objetivo: incentivar a escrita de textos poéticos utilizando-se das manifestações culturais regionais como instrumento de reflexão e memória vinculados ao Museu Guimarães Rosa.
Número de vagas: 15 Inscrições: (31) 99160-1816
Público alvo: a partir dos 14 anos
Local: Associação dos Amigos do Museu Casa Guimarães Rosa

Data: 08 a 14/07
Exposição de Bordados do Grupo Estrelas do Sertão
Horário: 
das 09h às 18h
Local: Associação dos Amigos do Museu Casa Guimarães Rosa

Informações: (31) 99160-1817

Com Agência Minas