Segundo maior evento do segmento no Brasil, Superminas promove o encontro do varejo supermercadista com a indústria fornecedora, em três dias de negócios, atualização profissional e relacionamento comercial. A principal novidade neste ano é o pavilhão Vem de Minas.
Nos dias 22, 23 e 24 de outubro, Belo Horizonte recebe um megaevento de atualização profissional, networking, negócios e muitas novidades em produtos, serviços e tecnologias.
É a 36ª edição da Superminas Food Show (Superminas 2024), que será realizada no Expominas (avenida Amazonas, 6.200).
A Superminas é organizada pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS) e tem apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e do SEBRAE-MG. Várias outras entidades empresariais e governamentais também participam do evento como patrocinadoras ou expositoras.
Na mais recente edição, em outubro de 2023, a Superminas reuniu cerca de 580 empresas expositoras ou patrocinadoras. O público foi de 60 mil participantes, com destaque para a presença de diretores e compradores do varejo alimentar. Os negócios a partir do evento foram de R$ 2,5 bilhões.
O varejo alimentar, notadamente representado por supermercados, atacarejos, minimercados, padarias, mercearias e comércios congêneres, atrai a atenção da indústria alimentícia, de equipamentos e máquinas e de tecnologias, com a presença dos maiores fornecedores regionais, nacionais e mundiais do setor.
Lançamentos
A Superminas é a principal feira do varejo supermercadista brasileiro realizada no segundo semestre, exatamente, no período em que os supermercadistas estão fazendo suas compras visando a atender as demandas ocasionadas pelo período natalino e todo o final de ano. A feira é, portanto, uma vitrine propícia para lançamentos de produtos, serviços e tecnologias para atender o varejo.
Vem de Minas é uma das novidades
A Superminas Food Show terá mais uma grande novidade neste ano. É o pavilhão “Vem de Minas”, que conta com o apoio da Sede-MG e Sebrae-MG e outras importantes instituições como FAEMG/SENAR e CEASAMINAS. O objetivo é apresentar e valorizar ainda mais a qualidade e a diversidade do que é produzido em todas as regiões do estado, ressaltando, assim, a diversidade da produção genuinamente mineira de diversos segmentos.
São produtos que não só “vem de Minas”, mas tem também o papel de “vender Minas”, por serem “a cara” da gastronomia, das tradições e cultura do estado. O novo nome, Vem de Minas, reflete não apenas a mudança da marca em si, mas o compromisso com a identidade e a produção mineira.
O espaço, além de expositores com esse perfil de negócios, terá também um estande da Ceasaminas, que representa um dos maiores entrepostos do Brasil, oferecendo oportunidades para negócios de todos os portes de empresas, e da FAEMG/SENAR, que os produtores rurais mineiros, promovendo a valorização dos produtos do campo; a capacitação profissional e promoção do agronegócio de Minas Gerais.