sábado, 6 de julho de 2024

1° Seminário de Desenvolvimento Regional do Caminho Saint-Hilaire será realizado no Serro

A cidade do Serro, em Minas Gerais, será palco do 1° Seminário de Desenvolvimento Regional do Caminho Saint-Hilaire no dia 24 de julho de 2024. O evento ocorrerá na Câmara Municipal do Serro, das 13h às 17h.

As inscrições podem ser feitas através do link: Seminário de Desenvolvimento Regional do Caminho Saint-Hilaire. As vagas são limitadas.

Com a sigla CASHI (Caminho de Saint-Hilaire), o roteiro tem início em Conceição do Mato Dentro, cidade distante 170 km de Belo Horizonte, terminando na cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, Diamantina, a 292 km da Capital. (na foto acima do Nacip Gômez, a Cachoeira do Tabuleiro em Conceição do Mato Dentro, com 273 metros de queda livre. A maior de Minas). Foto: https://www.conhecaminas.com/

Organizado pelo Instituto Auguste de Saint-Hilaire, o seminário abordará os arranjos e o desenvolvimento do turismo sustentável, utilizando a trilha de longo curso Caminho de Saint-Hilaire como uma estratégia de atração turística e geradora de oportunidades para as comunidades dos municípios de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas, Serro e Diamantina. O Caminho de Saint-Hilaire é essencial para a promoção e conservação da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço Meridional.

O evento também discutirá a importância das trilhas de longo curso no âmbito estadual e nacional, e suas estratégias de desenvolvimento e promoção por meio da Rede Brasileira de Trilhas e do Ministério do Turismo.

Além disso, será apresentada a iniciativa do Programa Turístico Cordilheira do Espinhaço, que visa transformar a região no terceiro destino de ecoturismo mais popular do Brasil.

Durante o seminário, será lançado o livro “Minas Gerais e Orléans: Olhares Cruzados no Caminho Saint-Hilaire”, que será distribuído às instituições presentes.

O Instituto Auguste de Saint-Hilaire convida todos a participar e contribuir para a construção de um dos mais importantes produtos de integração regional para o desenvolvimento turístico.

Serviço: